Escovando os dentinhos por dois minutinhos

Escovando os dentinhos por dois minutos!
Photo credit: Daddy-David via VisualHunt / CC BY

Levanta o dedo quem NUNCA encontrou dificuldade pra conseguir que sua criança ficasse ali, paradinha, com a boca aberta, sem engolir a espuma da pasta, por dois minutos escovando os dentinhos!

Dois minutos. Esse é o tempo que os dentistas recomendam que se invista em cada escovação. Se nem nós, adultos, cumprimos essa recomendação à risca, como exigir isso dos pequenos?

Convenhamos, é muita novidade acontecendo junta quando chega a hora de precisar escovar os dentes pra valer (já quando nasce o primeiro dentinho). Então é preciso, mesmo, montar táticas altamente eficazes para cumprir esse ritual sem stress.

Aqui em casa o início foi complicado, mesmo. Pra mim, dente é patrimônio (quem já viu o vídeo sobre a escolha da escova de dentes sabe dessa máxima) e por isso me esforcei muito pra que as meninas entendessem a importância da escovação e que completassem o tempo necessário com a escova na boca. Hoje já é mais natural.

Divido com vocês as diversas formas que funcionaram por aqui (algumas inventadas, outras aprendidas com amigas mães incríveis) e que podem te ajudar também.

Escovando os dentinhos na prática

1. Setorizar a boca: esquerda, direita, em cima, embaixo. Cada lado precisa de 15 segundos. Escove contando em voz alta (um elefante, dois elefantes etc). O tempo que você leva para falar a palavra elefante é de cerca de um segundo. Como deixa de ser novidade logo, funciona por alguns dias.

2. Brincar que tem um bichinho (a cárie) ali na boca, e que é preciso captura-la antes que ela comece a comer o dentinho. ˜Ela está fugindo! Correu pro outro lado!˜. Se seu filho não for daqueles que se assustariam com essa possibilidade, pode ser divertido!

3. Inventar uma história a cada dia. Haja imaginação! Mas funciona bem, pois a criança fica curiosa e a história só progride se a escova vai fazendo seu trabalho.

4. Cantar musiquinhas que evoluem com a escovação. Usei centenas de vezes ˜1, 2, 3 indiozinhos˜. Identifique a preferida!

5. Aplicativos do tipo relógio. Usei pouquíssimo, mas funcionou também. O app Kids Countdown é um contador (não específico para higiene bucal) que vai mostrando aos poucos um desenho oculto (versão light grátis, em inglês, da Idea4e). O Disney Magic Timer é um app gratuito da Oral B (em inglês) que vai avisando o momento de trocar o lugar da escovação, e usa personagens para manter a atenção das crianças e acompanhar a progressão da escovação (o desenho embaixo da espuma vai se revelando). Completando, ganha o desenho em forma de figurinhas em um álbum.

Eu usei pra testar, mas não gostei muito da relação de recompensa e da ansiedade que as meninas ficaram com o “game”. Recomendo usar só se a dificuldade for muito grande para a criança aceitar a escovação, e ainda assim colocaria como meta fazer a transição para um jeito mais independente das telinhas. Até porque perto da hora de dormir (quando acontece a última escovação do dia) o melhor é ficar longe das telinhas (mas isso já é assunto pra outro papo :))

 

Se você tem outros truques pra manter seu pequeno escovando os dentinhos pelo tempo ideal, compartilha com a gente! Adoramos saber até onde vai a criatividade materna!

 

Post relacionado: Como escolher a escova de dentes de seu filho

(30 Posts)

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *