Exposição incrível: Experiência Alice – SP

Alice no País das Maravilhas é um dos maiores clássicos da literatura mundial.

Ano passado a obra fez 150(!) anos e para comemorar a data foi produzida a exposição sobre essa querida menina. A produção cenográfica é da mesma empresa que fez a incrível exposição do Castelo Rá-Tim-Bum. A qualidade é a mesma, mas não vá esperando tanta sofisticação: aqui eles se valem mais de projeções e cores do que bonecos para dar vida a esse mundo.

A ideia é bem original: contar a história colocando os visitantes como personagens principais. Sim, na exposição “Experiência Alice” nós somos a Alice e passamos pelas suas aventuras.

Na entrada somos recebidos por uma coleção de livros e objetos do tema; entre vários itens em exposição (cedidos por uma colecionadora brasileira) podemos ver bem de pertinho um exemplar da edição original do livro – com a foto da verdadeira Alice na capa! Ali também descobrimos que o nome original da obra é “O subterrâneo das aventuras de Alice” (“Alice’s Adventures Underground”, em inglês).

Nessa exposição também podemos ver um exemplar da edição original ilustrada por Salvador Dali. As ideias surrealistas são perfeitas para o mundo nonsense de Alice.

É no segundo ambiente que a brincadeira começa e a gente já é testado logo de cara. “Não tem problema no joelho? Então pode ir em frente e entrar na toca do coelho!” Se alguém com questões de mobilidade estiver junto, não tem problema, há uma porta normal logo ao lado.

E assim começamos nossa história…de joelhos! rsrs

Mas calma…na pressa de perseguir o Coelho Branco nem nos damos conta e caímos num buraco (e um escorregador dá conta disso). Chegamos na sala com a famosa maçaneta de porta dourada. Mas é uma porta bem pequenina, porque afinal estamos gigantes! E um funcionário nos conta de forma poética o episódio em que Alice quase se afoga nas próprias lágrimas por tentar crescer e diminuir, crescer e diminuir sem nunca conseguir chegar ao tamanho ideal…

 

“- Quem é você?

– Eu já nem sei, senhor. Mudei tantas vezes desde hoje de manhã, como vê.”

 

O ambiente da festa do chá é lindo de tirar o fôlego e uma funcionária gentil se encarrega de tirar a foto da família em volta do trono. Só não pode sentar na mesa com os personagens! Que pena, eu tava tão empolgada que já ia me sentando, quando minha filha me avisou haha.

Quando finalmente Alice é encontrada pela Rainha, somos colocados no tribunal, cercado pelo exército de cartas e com a famosa frase do filme ecoando pela sala: “Cortem as cabeças!”

E assim vai se passando a história, em doze ambientes que abusam das cores para nos transportarem para um mundo mágico, cercado pela trilha sonora do filme e por trechos do livro original escritos nas paredes…um mundo de magia que Alice compartilha conosco há mais de 150 anos!

EXPERIÊNCIA  ALICE

ONDE: Shopping JK Iguatemi, São Paulo: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2.041 – 3o Piso

QUANDO: Até dia 30 de novembro de 2016. De segunda a sábado, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 11h às 19h.

QUANTO: R$35,00  no ingressorapido.com . Crianças pagam meia. Parte da arrecadação é destinada à ONG Orientavida, que qualifica mulheres carentes na região do Vale do Paraíba.

DURAÇÃO: de 40 minutos a uma hora, dependendo da sua curiosidade e vontade de aproveitar os ambientes

 

Dicas para melhor aproveitar o passeio

  1. Ajoelhar, escorregar, subir degraus; a essência dessa exposição é ser interativa e te colocar na história…vá e leve as crianças com roupas e sapatos confortáveis!
  2. Quando forem escorregar, diga para as crianças olharem fixo para cima! A projeção de imagens no teto dá uma sensação bem legal!
  3. Prepare-se para a lojinha no final do passeio…ou converse com as crianças antes e estabeleça regras para segurar o prejuízo!

 

(40 Posts)

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *