Mascotes Rio 2016: Vinicius e Tom encantam as crianças!

Mascotes Rio 2016

A cada edição das Olimpíadas existe um suspense: como será o mascote dos Jogos? Pois com os mascotes Rio 2016 não foi diferente. Vinicius e Tom, os simpáticos representantes das Olimpíadas e Paralimpíadas no Brasil, defendem os Jogos com muita propriedade!

Vinicius e Tom

Vinicius e Tom são seres mágicos, nascidos da explosão de alegria dos brasileiros quando foi definido o Rio de Janeiro como a sede dos Jogos de 2016.

Macotes Rio 2016: Vinicius

Vinicius, o mascote dos Jogos Olímpicos, se parece com um gato, tem rabo (e ginga) de macaco e os braços remetem a asas de pássaros. Ele representa a fauna brasileira e toda a sua diversidade. Tem o poder de se esticar o quanto quiser e imitar a voz de qualquer animal. Leva a vida brincando, sorrindo e pulando, como as crianças!

A missão dele é contagiar o mundo com sua alegria e celebrar a amizade entre os povos.

Mascotes Rio 2016: Tom

Tom traz a riqueza da flora do nosso país. Seu cabelinho de folhas é uma graça! Ele é o personagem-símbolo dos Jogos Paralímpicos. Atenção às anteninhas na cabeça dele, elas expressam a direção que ele vai seguir, faz o V de vitória e faz coraçãozinho para tirar fotos.  Ainda tem o poder de tirar da cabeleira os objetos mais malucos, que ajudam a resolver qualquer problema – com criatividade, inteligência e força de vontade.

A missão dele é inspirar todo mundo a usar a criatividade e a determinação para ir sempre mais longe e se divertir. Ooooown!!!

Os dois mascotes Rio 2016 são tão coloridos, bem à brasileira. E esbanjam carisma. Os criadores até admitiram uma inspiração nos Pokemons, de quem são fãs. Eles ficaram mesmo muitíssimo fofos. Quem não se apaixona?

História da dupla

Vinicius e Tom nasceram depois de uma acirrada concorrência entre várias empresas de design (a vencedora foi a Birdo Studio).

Seus nomes foram decididos através de uma votação popular, e a escolha foi uma homenagem a nossos heróis da Bossa Nova, Vinicius de Moraes e Tom Jobim. Com visual cativante e jeitinho simpático, começaram a fazer sucesso muito tempo antes do início do grande evento.

Desde que foram apresentados, já participaram de uma série de eventos, sempre chamando atenção das pessoas (especialmente das crianças). Veja aqui como foi a primeira aparição pública deles. Até no Carnaval do Rio eles desfilaram! Uma pena que a agenda deles não é divulgada, e por isso não tem muito como se programar pra levar as crianças conhecê-los pessoalmente 🙁

Mascotes das Olimpíadas e Paralimpíadas

Como falei lá no início do texto, a cada edição dos Jogos é apresentado o mascote. Nos jogos de Londres foram dois mascotes meio esquisitos, com um olho só e uma pegada mais tecnológica. No de Pequim eram cinco mascotes fofíssimos, além da vaquinha Fu Niu Lele, dos Jogos Paralímpicos. Às vezes os mascotes fazem sucesso, mas nem sempre. Quem não lembra do ursinho Misha, dos jogos de Moscou, de 1980? E quem se lembra do Izzi, de Atlanta 1996? (Esse eu só conheci quando fui escrever esse post!). Relembre de todos os mascotes, neste link.

Muito são legais, mesmo, mas jogo minhas fichas que os mascotes brasileiros vão marcar a historia das Olimpíadas. Pela primeira vez aparece uma dupla tão carismática trabalhando em parceria pelos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Que sucesso!

A propósito: muita gente ainda não percebeu, mas tem um outro mascote zanzando pelos jogos. É o Ginga, o mascote do Time Brasil. É uma onça-pintada com as cores verde e amarela que torce pelos nossos atletas. Apesar de ele também ter algumas “atrações” online (veja no site dele), sua história não é tão bem construída quanto a de Tom e Vinicius. Faltou o carisma também.

Site dos Mascotes Rio 2016

O site oficial dos personagens é um capítulo à parte. Além de trazer a história detalhada dos dois personagens (em sequências, audio e video), tem bastante diversão pra garotada. Você vai encontrar:

  • Links pros videos no YouTube (o estúdio produziu uma série  de 8 episódios junto com o Cartoon Network). O link direto está aqui
  • Joguinho do tipo teste (o esporte que mais combina com você)
  • Download de papel de parede, folhas pra colorir (sucesso!), máscaras, atividades relacionadas à tocha e, os mais legais, paper toys para montar (adoramos aqui em casa!).
  • Galeria de fotos, com cards lindos dos mascotes Rio 2016 (os mais lindos são os que mostram os personagens praticando os esportes olímpicos/paralímpicos).
  • App online para montar “uma selfie” com o Tom e o Vinicius (olha aí a Mariola com a dupla!)

Mascotes Rio 2016

Esse post foi uma sugestão da minha filha, Maria Alice, que me ensinou muita coisa sobre o Vinicius e o Tom. Ela ficou encantada com eles, e conseguiu nos encantar contando sobre eles pra família toda. Quem sabe você encanta sua criança com as histórias deles também?

ATUALIZAÇÃO

Atendendo a pedidos do próprio Vinicius, aqui estão os perfis dele e do Tom nas redes sociais. Já deu pra perceber que eles adoram uma conversa e estão super ligados! Quanta fofura!

Mascotes Rio 206No Facebook e no Twitter: @ViniciusRio2016 e @TomRio2016

Veja também:

Rio2016: Dicas para levar as crianças

Rio2016: Lembranças pra vida toda!

(30 Posts)

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *