Os perigos nas redes sociais e como deixar seu filho mais seguro

Falar sobre orientar jovens sobre os perigos da internet soa como piada…afinal, eles sabem até mais do que a gente, não é?

É o que parece, mas quando fomos estudar essa questão vimos que não é bem assim… os jovens estão expostos a muitos riscos no meio digital e, assim como nós, ainda estão aprendendo a lidar com esse ambiente  – a diferença é que muitas vezes eles não têm preparo emocional ou maturidade para lidar com isso.

Ao mesmo tempo, tentar afastá-lo desse ambiente não é considerada a melhor prática, hoje em dia. A Microsoft recomenda excluir a criança da rede em caso de problema. Mas essa não é a recomendação da maior parte dos especialistas, como você pode ver no relatório dessa pesquisa. Seu filho vai entrar nesse mundo em algum dia; se for pela sua mão, com o seu acompanhamento e orientação, ele terá mais chances de se relacionar no mundo virtual com segurança.

É preciso mostra a ele os riscos a que se expõe. Se você se colocar como uma autoridade nesse assunto, terá mais chances dele recorrer a você quando algum problema nessa área surgir, como um cyberbullying.

 

Você vai ver nesse vídeo:

  • Quais são os principais perigos da internet para os jovens
  • Como você pode ajudar o seu filho a se proteger: dicas de segurança

Participe também desse lado da vida do seu filho, com o fim de esclarecer e orientar. Assim você pode começar a estabelecer uma relação de confiança entre vocês para o que acontece no mundo virtual também!

 

Para saber mais sobre os perigos da internet:

Os estudos abaixo nos ajudaram a entender melhor a situação e a preparar esse vídeo:

 

Leia também:

Dicas de leitura para uma internet mais segura: cartilhas online e gratuitas feitas para ajudar os jovens a evitar os perigos da internet

 

Photo credit: tinkerbrad via VisualHunt / CC BY
Photo credit: tinkerbrad via VisualHunt / CC BY

(40 Posts)

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *