Remédios sem erro!

Filho doentinho já é ruim. Ter que se preocupar com os remédios é uma coisa a mais pra encher a cabeça. Nessas horas, o que a gente mais precisa é focar nossas energias em acarinhar nossos filhotes, certo? Dar os remédios tem que ser só um detalhe – muito importante! E à prova de erros!

Pra NÃO ter erro quando as crianças tiverem uma bateria de remédios pra tomar, dá um olhada no vídeo. Tá cheio de dicas pra organizar tudo!

Como prometi no video, aqui estão os modelinhos das tabelas que eu uso:

Remédios pra mais de um filho

Esta aqui eu preparei quando as minhas duas filhas estavam doentinhas ao mesmo tempo e o tratamento de cada uma tinha muita medicação.

Todas as informações ficavam nessa tabela. Você pode ver que juntei os remédios o máximo que pude, respeitando a prescrição do médico e tomando o cuidado de um remédio não interferir no outro. Para isso, você pode ver na bula a parte “interações medicamentosas”.

Tabela dos Remédios Geral

 

Controlando a cada dose

Usei essa tabela pra ir marcando cada dose que já era dada. Como as duas estavam doentinhas (imagina que potencial de confusão!), o controle era fundamental pra evitar qualquer erro.

Fiz uma tabela pra cada filha, e usei cores diferentes nas tabelas pra não confundir.

Você também pode fazer uma marquinha usando a mesma cor da tabela em cada embalagem dos remédios de cada criança, pra evitar ainda mais qualquer confusão.

Tabela de Controle dos Remédios

 

Aplicativos como aliados

Existem alguns aplicativos que fazem todo o controle da medicação de toda a família. Quem me deu essa dica foi a Patricia Vellasco, uma mãe incrível. Ela usa o Medisafe (disponível para iPhone e Android). Baixei pra testar e parece bem promissor. Com ele você pode criar perfis (um para cada membro da família), inserir o remédio e a dose, programar alarmes e controlar cada uma das doses (como eu faço na minha tabelinha). Dá até pra colocar a aparência do remédio! Você pode adicionar o contato de uma pessoa da família a ser avisada no caso de você perder uma dose. Tem várias outras funcionalidades, você pode dar uma olhada e selecionar as mais úteis.

Além desse, tem outros que não baixei ainda. Encontrei o Hora do Remédio! (bem fácil de programar, bem completo), o Caixa de Remédios (muito completo e tem um foco mais para cuidadores profissionais, traz informações técnicas) , o Lembre-se do Remédio (bem simples e objetivo, tem várias funcionalidades) e o HR “Hora do Remédio” (focado mais em idosos, pela interface bem simples). É só colocar no Google que você encontra!

 

Se você tem outras dicas pra organizar a vida das mães na hora de organizar os remédios, lembra de colocar nos comentários e dividir com a gente!

Adoramos aprender mais macetes:)

 

(30 Posts)

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *